NORMAS DE RESTRIÇÃO


Manuscritos de áreas afins devem apresentar novidades ou desenvolvimentos que sejam de relevância para a área da Química.

Produtos Naturais

  • As contribuições devem demonstrar claramente resultados inéditos que contribuam com o desenvolvimento da área. Assim, em consonância com a maioria dos periódicos da área, não serão mais aceitos manuscritos que somente descrevam o isolamento de substâncias conhecidas e de ocorrência geral em organismos, bem como manuscritos reportando testes biológicos ou bioquímicos em extratos e frações cromatográficas, sem identificação do princípio ativo.
  • Composições de óleos essenciais e voláteis em plantas poderão ser aceitos, desde que não sejam referentes à análise de um único espécime (indivíduo); também são necessários estudos estatísticos e/ou quimiométricos para comprovação das diferenças ou semelhanças entre as composições químicas descritas nestes estudos.

Química Analítica

  • Artigos que descrevem validação de métodos sem a sua aplicação, bem como o uso de técnicas e métodos rotineiros, não serão mais aceitos.
  • Artigos que descrevem o uso de técnicas de separação (ex. cromatografia, eletroforese capilar) para a identificação de apenas um analito serão aceitos apenas caso haja justificativas quanto a efeito matriz ou importância analítica da substância em estudo.
  • A novidade do estudo deve ser claramente realçada e os aspectos químicos claramente apresentados.

 

Química Ambiental

Não serão aceitos artigos:

  • que tratem exclusivamente da caracterização de amostras (ecossistemas ou ainda matrizes ambientais) representativas dos principais compartimentos ambientais do planeta, ou seja, águas, sedimentos, ar e solos.
  • que relatem atividades de monitoramento ambiental, ou que façam uso de ferramentas de análise multivariada (quimiometria) para simplesmente avaliar tendências ou comportamentos, caso não haja uma interpretação aprofundada dos resultados à luz de processos ambientais.
  • sobre processos de tratamento de poluentes que não tenham enfoque majoritário em aspectos químicos inovativos.
  • que abordem processos estabelecidos, nos quais avalia-se somente o efeito de parâmetros experimentais sobre a eficiência e/ou cinética, assim como emprego em diferentes classes de compostos e/ou matrizes.

Biodiesel

Não serão aceitos artigos:

  • de síntese de biodiesel por catálise homogênea clássica que tenham como novidade somente a matéria prima ou a otimização.
  • sobre a estabilidade de biodiesel, sem novidades na área química.

Química dos Materiais e Nanoquímica

As contribuições devem demonstrar claramente os diferentes aspectos químicos relacionados à preparação, caracterização, estudo de propriedades e aplicações de materiais ou nanomateriais.

Não serão aceitos artigos:

  • cujos aspectos químicos não estejam devidamente demonstrados.
  • que tratem exclusivamente de aspectos de Engenharia dos Materiais (como, por exemplo, apresentando apenas propriedades mecânicas, elétricas, óticas, etc.)
  • que sejam incrementais, cuja novidade seja somente a matéria-prima estudada (como, por exemplo, carvões obtidos a partir da pirólise de casca de coco, ou casca de arroz, ou casca de bambu, etc.) ou a fonte do material.

Copyright ©2012 Sociedade Brasileira de Química

Para publicação, requer-se que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico. Ao submeter o manuscrito, os autores concordam que o copyright de seu artigo seja transferido à Sociedade Brasileira de Química (SBQ), se e quando o artigo for aceito para publicação. O copyright abrange direitos exclusivos de reprodução e distribuição dos artigos, inclusive separatas, reproduções fotográficas, microfilmes ou quaisquer outras reproduções de natureza similar, inclusive traduções. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, armazenada em bancos de dados ou transmitida sob qualquer forma ou meio, seja eletrônico, eletrostático, mecânico, por fotocópia, gravação, mídia magnética ou algum outro modo, sem permissão por escrito da detentora do copyright. Embora todo esforço seja feito pela SBQ, Editores e Conselho Editorial para garantir que nenhum dado, opinião ou afirmativa errada ou enganosa apareçam nesta revista, deixa-se claro que o conteúdo dos artigos e propagandas aqui publicados são de responsabilidade, única e exclusiva, dos respectivos autores e anunciantes envolvidos. Conseqüentemente, a SBQ, o Conselho Editorial, os Editores e respectivos funcionários, diretores e agentes isentam-se, totalmente, de qualquer responsabilidade pelas conseqüências de quaisquer tais dados, opiniões ou afirmativas erradas ou enganosas.

 

 


 

On Line | FAQ

yordan.com

on-line ISSN 1678-7064
impresso ISSN 0100-4042